Metodologias ativas na formação de condutores:

um olhar do Instrutor de Trânsito

Autores

  • Renata Silveira da Silva UERGS
  • Rosângela Petenuzzo DETRAN/RS

Palavras-chave:

educação, formação de condutores , metodologias ativas, trânsito, cidadania

Resumo

O artigo trata sobre o uso de metodologias ativas na formação de condutores. O objetivo é investigar a partir da voz dos instrutores de trânsito, a possibilidade do uso de metodologias ativas durante as aulas teóricas do processo de formação de um condutor. A presente pesquisa qualitativa, exploratória, desenvolveu-se com três instrutores de trânsito teóricos de dois CFC distintos, sendo um CFC localizado no município de Getúlio Vargas e o outro CFC no município de Santo Ângelo. Teve como questão problema compreender como os instrutores de trânsito percebem o uso das metodologias ativas. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário elaborado no Google Forms que inquerem sobre a importância do uso das metodologias ativas nas aulas teóricas da primeira habilitação e como sua prática foi sentida e percebida pelo olhar do instrutor de trânsito.

Downloads

Publicado

2022-12-22