Vivência no Ciclismo com Alunos da Escola de Educação Especial Raio de Luz
Palavras-chave:
Ciclismo, Palno de Mobilidade Urbana, Pessoas com DeficiênciaResumo
Frente à temática “Vivência no Ciclismo com Alunos da Escola de Educação Especial Raio de Luz”, na perspectiva de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária, busca-se através de uma vivência no ciclismo com um grupo de estudantes com deficiência intelectual e múltipla de uma escola de educação especial, realizar uma leitura do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, com vistas a verificar se a pessoa com deficiência está contemplada nesta modalidade no município de Igrejinha/RS. Ao examinar na literatura a constituição histórica, as ruas e meios de transporte utilizados no município, se compreende que tal, especificamente a parte urbana da cidade, onde se dá a pesquisa, foi pensada para os diferentes meios de transporte, respeitando os aspectos históricos e culturais da comunidade residente, no que diz respeito a essa configuração de moradores constituída, em sua maioria, por cidadãos que usam, no trânsito, a bicicleta como recurso para deslocamentos aos locais de trabalho, práticas esportivas e de lazer. A pesquisa visa propor o debate sobre a necessidade de se construir um trânsito para todos, a partir do tema da mobilidade ciclística, fortalecendo uma forma sustentável, inclusiva e que contemple no trânsito a diversidade de Pessoas com Deficiência que se deslocam no município de Igrejinha, em uma experiência educacional com foco no tema transversal trânsito, através do desenvolvimento de competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular vinculado a uma política pública.
Palavras-chave: Ciclismo; Plano de Mobilidade Urbana; Pessoas com Deficiência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Escola DetranRSEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.