A Percepção de motoristas sobre programas de educação para o trânsito veiculados na rádio

Autores

  • Ingrid Neto Centro Universitário do Distrito Federal
  • Regina Maria da Rocha Faria Centro Universitário do Distrito Federal

Palavras-chave:

Rádio, Educação para o trânsito, Motoristas, Percepção

Resumo

Com o aumento do número de veículos e dos congestionamentos no Brasil, tornaram-se comuns os programas de rádio que transmitem informações de trânsito em tempo real e dicas sobre comportamentos seguros no trânsito. Tais programas de rádio podem exercer um importante papel na promoção de um trânsito mais seguro e humanizado. O presente trabalho investigou de que forma programas de rádio sobre trânsito são percebidos pelos ouvintes, em termos de impactos que podem causar no comportamento dos motoristas. Um questionário on-line foi enviado a comunidades de programas de rádio de trânsito, disponibilizadas em redes sociais. 190 condutores participaram do estudo, sendo a maioria mulheres (74%), com idade entre 18 e 29 anos (41%), com mais de 15 anos de habilitação (33,9%) e com veículo próprio (72,5%). Além do questionário de dados sociodemográficos, utilizou-se uma escala composta por 13 itens, dispostos numa escala Likert de concordância. A análise de fatoração dos eixos principais indicou a presença de três fatores, revelando que os participantes percebem que os programas de rádio impactam no comportamento do motorista em termos de: a) cordialidade e respeito no trânsito (alfa=0,90); b) educação no trânsito (alfa=0,82); e c) atenção e segurança no trânsito (alfa=0,75). Discute-se que os programas de rádio podem ser utilizados como ferramenta de educação para o trânsito, promovendo a cordialidade e o respeito, mas indaga-se se o fato de os ouvintes serem estimulados a enviarem mensagens via celular enquanto se deslocam não pode trazer prejuízos para a atenção e a segurança no trânsito.

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Publicado

2021-09-30